The Club

The Club

98 98531 - 5650

As verdades que ninguém te conta sobre alongamento.

Uma grande parcela dos praticantes de atividades físicas acredita que o alongamento não é efetivo e diminui a força dos músculos...

O alongamento antes do treino é muito indicado para prevenção de lesões. Todavia, há uma parcela de praticantes que acredita que o alongamento diminui a força dos músculos, o que acaba contribuindo para uma atividade física menos intensa. Será mesmo? Com o intuito de responder essas questões sobre o alongamento antes do treino, preparamos este rápido artigo. 

O papel do alongamento 

O primeiro passo é compreender o que é o alongamento e qual o seu papel. Portanto, esta atividade consiste em um exercício ou postura que afasta os pontos de origem e interseção do músculo (começo e fim). Com o alongamento, há uma melhora na flexibilidade do corpo. 

É comum que se observe pessoas em academias e parques praticando o alongamento, antes ou mesmo depois de atividades físicas, como musculação ou corridas. 

Alongamento: antes ou depois 

O alongamento pode ser feito antes ou depois da atividade física. Conforme adiantamos anteriormente, a melhor decisão sobre o período para alongamento varia de acordo com cada caso e com o exercício a ser praticado. Por isso a importância de fazer atividade física com orientação profissional, pois o uso inadequado do alongamento pode levar a neutralidade dos efeitos positivos e até mesmo a lesões. 

Alongamento pode machucar? 

Encare o alongamento como uma atividade física qualquer. E assim, como qualquer outra atividade física, o alongamento pode causar lesões. Dessa maneira, para que não existam maiores riscos e apenas os benefícios sejam colhidos, é importante que o alongamento seja feito da forma correta, orientado sempre por profissionais. 

Musculação: com alongamento ou sem 

É comprovado que o alongamento tem um efeito benéfico na saúde, mas ainda pairam dúvidas sobre o seu efeito positivo para a musculação. Há muito tempo, acreditava-se que o alongamento reduz as chances de lesões e aumentava o potencial para os músculos desenvolverem determinada atividade física.

De forma mais recente, estudos apontavam que não existam vantagens esclarecidas. Todavia, conforme falaremos mais à frente, novos estudos encontraram evidências de que alongamentos com tempo pré-estabelecido podem ser benéficos para a atividade física e musculação. 

Benefícios do alongamento segundo estudos científicos mais atuais 

Em ambientes atléticos e de reabilitação, o alongamento estático é utilizado como parte da rotina de aquecimento, tanto para melhorar o desempenho, quanto para reduzir lesões. A importância da flexibilidade está em diminuir os riscos de lesões; redução das tensões musculares; melhora na capacidade de coordenação e consciência corporal, diminuição do gasto energético; aumento da circulação sanguínea. 

Conforme relatamos anteriormente, alongar antes do treino era apontado com um elemento capaz de gerar a perda de força para atletas de atividades que requeriam muito esforço dos músculos, como musculação e esportes de alto desempenho. Contudo, estudos mais recentes apontam que o alongamento estático (SS), com até 20 segundos de duração pode não levar a uma redução da força máxima e desempenho para atletas.

Um estudo elaborado pelo japonês Shigeru Sato (2020) analisou 20 participantes saudáveis que fizeram o alongamento estático com intervalo de 3 dias, com aquecimento de 5 min. Em seguida, foram realizadas medidas da amplitude do movimento (ADM) e força antes (pré), imediatamente, após o alongamento estático e  após 5 e 10 min, foi avaliado novamente força e ADM. 

A conclusão do estudo foi que 20 segundos de alongamento estático aumentA a ADM, com sustentação desse aumento por 10 minutos, sem alteração significativa para a análise da força. Dessa maneira, 20 segundos de alongamento estático é capaz de aumentar imediatamente a ADM, o que é uma excelente alternativa para alongamento pré-exercício no campo esportivo. E o melhor de tudo: sem reduzir a força máxima. 

Vale destacar que apesar dos estudos, a rotina de alongamento e o tipo de alongamento varia de acordo com cada atividade física. Dessa forma, é importante receber orientação profissional para saber qual é o alongamento mais indicado e qual período ele deve ser realizado. 

Shigeru Sato (2020) et. al Os efeitos agudos e prolongados do alongamento estático de 20 s na resistência muscular e modulo de elasticidade e cisalhamento.

Contato

Preencha os formulários ao lado que retornaremos o mais breve possível.