The Club

The Club

98 98531 - 5650

Atividade física na menopausa, o que muda.

Essa mudança altera diversos elementos da vida feminina, e isso inclui exercícios físicos...

A menopausa é o nome atribuído à última menstruação. Geralmente esse acontecimento ocorre entre os 45 e os 55 anos da idade da mulher, marcando assim o fim da fase reprodutiva da mulher — isto é, o estoque de óvulos, liberados desde a puberdade em ciclos de 1 mês mais ou menos, ao longo de 30 a 35 anos, esgotou-se. Essa mudança altera diversos elementos da vida feminina, incluindo o exercício físico e seus impactos.

Com foco na mudança que a menopausa infere aos exercícios físicos e seus impactos, preparamos este conteúdo tirando as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Importância da atividade física para mulheres na menopausa

A menopausa é apontada por diversas mulheres que atravessaram e atravessam essa etapa, como um período pouco confortável. As mudanças hormonais afetam a saúde física e mental durante o processo.

Assim, a diminuição da produção de estrógenos pelos ovários pode causar sintomas que causam incômodo e queda na qualidade de vida da mulher. Entre os sintomas, destacam-se: ondas de calor; suores noturnos; secura vaginal; alterações de humor como depressão e ansiedade; insônia; diminuição da massa óssea; disfunção sexual; ganho de peso; alterações do metabolismo; entre outros.

Todavia, é possível amenizar esses sintomas e tornar o período até mesmo bastante saudável e produtivo. E uma das alternativas é por meio da mudança do estilo de vida.

A e a mudança de estilo de vida está ligado diretamente com a atividade física e a dieta, que possibilitam a manutenção de um peso adequado para o corpo. Além desses pontos, outros vícios, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar devem ser repensados.

A atividade física é responsável por contribuir na redução das ondas de calor e os riscos cardiovasculares. Os especialistas recomendam ao menos 2 horas e meia de exercícios por semana para que os efeitos possam ser sentidos.

Há outras alternativas de tratamento, como a terapia hormonal com estrógenos, que segundo muitos especialistas, é a opção mais efetiva para tratar os sintomas da menopausa. Contudo, a atividade física continua a se fazer importante, pois além de amenizar os efeitos negativos da menopausa, contribui para uma melhora na saúde em outras áreas.

Vale destacar que a menopausa, quando ocorre aos 40 anos, é chamada de menopausa precoce, o que pode contribuir para aumentar o risco de problemas de saúde como as doenças cardiovasculares (infarto e derrame), além de doenças no sistema ósseo, como a osteoporose, o que aumenta a importância da dieta e atividade física.

Atividades físicas indicadas para quem está na menopausa          

As atividades físicas mais indicadas para mulheres na menopausa são: musculação, pilates, dança, dança, hidroginástica e caminhada.

Musculação

A musculação é uma das atividades mais requeridas. Ela é responsável por fortalecer músculos e ossos. Além disso, esse tipo de atividade física é muito importante para a construção de um corpo mais bonito, o que contribui para elevar a autoestima da mulher durante o período da menopausa.

Outra vantagem dessa atividade é que os exercícios podem ser adaptados para cada caso, tornando-o mais eficiente e confortável para a mulher.

Pilates

Os exercícios de Pilates são muito indicados para quem deseja fazer alguma atividade física relaxante. Os que utilizam colchão, por exemplo, apresentam papel bastante positivo para aumentar a flexibilidade e manutenção da rigidez dos músculos.

Outro ponto positivo para os exercícios de pilates são que eles contribuem para melhorar a força dos músculos do movimento pélvico, o que previne a incontinência urinária, melhora a libido e a atividade sexual — queixa recorrente de melhoras na menopausa.

Por fim, vale destacar que essas atividades são mais tranquilas e não promovem, de forma demasiada, a transpiração, o que a torna bastante agradável.

Dança

As aulas de dança são uma excelente alternativa para atividade física durante o período da menopausa. Além de apresentar diversos benefícios, como melhora na coordenação motora e noção de espaço, promove bem-estar e socialização.

Outro ponto importante a ser comentado é que muitas mulheres deixam de fazer atividade física por falta de adaptação, pois consideram determinada atividade ‘chata’. Dessa maneira, a dança é uma excelente alternativa para esses casos.

A escolha do tipo de dança deve seguir a particularidade de cada indivíduo. Assim, o resultado tende a ser mais eficaz. É possível escolher danças latinas, danças de salão ou mesmo as aulas de Zumba, que estão cada vez mais em alta.

Hidroginástica     

Atividades de hidroginástica são opções muito agradáveis de atividade física para se fazer durante o período da menopausa, pois trabalha todo o corpo e não é responsável por levar a lesões nas articulações. Além disso, você não precisa ficar se preocupando com o suor e calor excessivo, pois a água refresca o corpo.

Caminhada

A caminhada é uma atividade física bastante simples, e pode ser efetuada em diversos locais, públicos ou privados, como academias, parques, na vizinhança de casa, etc. Essa atividade estimula a reposição óssea, além de preservar a elasticidade das artérias. Também é responsável pela queima de calorias, contribuindo para o emagrecimento ou manutenção do peso ideal.

Sendo assim, fazer exercícios durante a menopausa é fundamental para aliviar os efeitos negativos que essa transição no corpo feminino gera no organismo. Além disso, prepara o corpo para uma vida mais saudável, longeva e contribui para aumento da autoestima e bem-estar. 

Contato

Preencha os formulários ao lado que retornaremos o mais breve possível.