The Club

The Club

98 98531 - 5650

Tudo o que você precisa saber sobre Liberação Miofascial

Cada vez mais, essa técnica vem sendo aplicada na fisioterapia. Embora seja um tratamento eficiente, ainda não...

A liberação Miofascial é uma técnica de massagem, feita para relaxar e alongar alguns músculos do corpo. Essa técnica é utilizada para dar maior liberdade entre músculo e a fáscia. Cada vez mais, essa técnica vem sendo aplicada na fisioterapia como tratamento para contribuir para uma melhor eficácia na resolução de problemas relacionados aos músculos.

Embora seja um tratamento eficiente, ainda não existe um entendimento amplo sobre o que ele é, para que serve e suas principais vantagens. Para isso, fizemos esse artigo abordando sobre o assunto. Continue lendo e confira!

O que é Liberação miofascial

Como adiantamos anteriormente, a liberação miofascial é uma técnica de massagem utilizada na fisioterapia, com objetivo de tratamento dos músculos, dando maior liberdade entre músculo e a fáscia. Mas o que é a fáscia?

A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. Desse modo, ela contribui para manutenção da força muscular, pois contribui ao músculo a exercer de forma mais eficiente a contração, permitindo um fácil deslizamento entre os músculos.

Assim, transmite as tensões geradas pela atividade muscular, reduzindo a fricção entre os músculos. Por isso, a liberação fascial é muito indicada para quem faz atividades físicas de forma regular, como atletas, frequentadores de academia, etc. Todavia, vale destacar que mesmo aqueles que não fazem exercícios de forma assídua podem recorrer ao tratamento, como forma de melhorar o desempenho.

Também é importante destacar que a liberação miofascial pode ser dividida em duas:

· Liberação miofascial manual: envolve técnicas como deslizamento, fricção, compressão, alongamento, percussão e vibração;

· Liberação miofascial com instrumentos: pode ser realizada com diversos instrumentos, como rolo ou bola de tênis. Todavia, existem ferramentas de uso profissional que foram feitas para aliviar a sobrecarga sobre a mão de terapeuta e também para alcançar regiões que a mão não consegue alcançar, melhorando assim o tratamento e o tornando mais eficaz.

Para que serve

A liberação miofascial é indicada como tratamento para diversos casos, sendo os principais:

· Uso incorreto da musculatura;

· Problemas emocionais;

· Treinos intensos e incorretos;

· Maus hábitos de postura;

· Estresse;

O corpo reage a estes fatos listados, formando nódulos, chamados de pontos de gatilho. Segundo especialistas, estes nódulos acumulam toxinas que prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Além disso, prejudicam a coordenação, força muscular e flexibilidade.

Vantagens

Não existe um horário específico para fazer a liberação miofascial e o período deve ser escolhido e indicado, por profissionais, de acordo com a resposta do paciente ao tratamento. Alguns indicam para que ela seja feita antes das atividades físicas, pois potencializa a prática, pois alinha a postura e prepara o músculo para desenvolver determinado esforço.

Contudo, em outras situações, indica-se que o tratamento seja feito após os treinos, pois melhora a circulação sanguínea e o relaxamento muscular que acontece após as massagens potencializa os efeitos da atividade física. Todavia, vale ressaltar novamente que a escolha do período deve ser escolhida e indicada por um profissional da área.

Mas, entre as opções, por que você deveria escolher a liberação miofascial? Listamos os principais benefícios da prática:

· Ajuda na recuperação muscular, induzindo uma resposta local acelerada no sistema imunológico, um dos principais fatores responsáveis pela regeneração muscular;

· Diminui a sobrecarga e a tensão músculo articular;

· Contribui para o relaxamento da musculatura no médio e longo prazo;

· Diminuir as tensões musculares, realinho fibras e deixando o músculo mais forte para esforços maiores e repetitivos;

· Liberação do ácido lático, aumentando agudamente a circulação local;

· Prevenção de lesões;

· Aumento do bem-estar físico;

· Evita dores tardias;

· Promove mudanças progressivas nos níveis físicos e emocionais;

· Melhora circulação e respiração;

· Favorece a execução dos movimentos.

É importante destacar que a liberação miofascial pode causar dor, por conta da existência de pontos tensionados ou dolorosos devidos aos motivos citados anteriormente. Todavia, a sensação de alívio após o tratamento compensa todo o esforço, além de permitir que atividades sejam executadas de forma mais natural, melhorando assim o desempenho físico.

A liberação miofascial é contraindicada nos seguintes casos: infecções, hematomas, deficiência circulatória grave, fraturas em fase inicial, osteoporose, diabetes descontrolada, tratamento anticoagulante, feridas abertas, etc.

Dessa maneira, antes de iniciar o tratamento com uso da técnica da liberação miofascial, é fundamental o acompanhamento com um profissional da área, que indicará o tratamento quando ele for adequado e no período em que deve ser aplicado — antes ou após os treinos. 

Contato

Preencha os formulários ao lado que retornaremos o mais breve possível.